Pacientes aguardam cirurgia ortopédica no HGV há mais de 3 anos

Publicado em: 30/07/2014
Fonte: http://cidadeverde.com/ > Da Redação redacao@cidadeverde.com

A diretora-geral do Hospital Getúlio Vargas, Clara Leal, foi entrevistada nesta quarta-feira (30) no telejornal Notícia da Manhã e admitiu que a fila dos que aguardam cirurgia ortopédica é formada por cerca de duas mil pessoas. Há casos em que o pacientes estão esperando há três anos pelo procedimento.

“Não é fácil. A gente conhece a situação da urgência. A fila de ortopedia é a maior que temos de cirurgia eletiva, com pouco mais de duas mil pessoas. Tem gente aguardando há mais de três anos. A fila anda lentamente porque muitas vezes uma só pessoa precisa fazer três, quatro procedimentos. Os acidentes cresceram muito, principalmente em motociclistas”, admitiu.

egundo Leal, o esforço realizado no momento é o de aumentar o número de cirurgias para diminuir o tempo de espera. “A gente vai conseguir minimizar esse tempo quando o hospital estiver com sua capacidade física toda à disposição da população. Já iniciamos um terceiro turno, noturno, no centro cirúrgico há 15 dias, mas precisamos de um tempo de adaptação. Temos profissionais já sobrecarregados porque trabalham durante o dia”, afirma.

Uma das saídas que deve duplicar o número de procedimentos cirúrgicos são os mutirões. “A nossa expectativa é que consigamos aumentar o número de cirurgias ortopédicas em mais 150 a 160 por mês com o terceiro turno e os mutirões. Atualmente são realizadas 160 desta especialidade dentre as 850 feitas no HGV mensalmente”, afirmou.


Um problema de difícil solução apontado pela diretora é que há apenas um cirurgião especializado em transplante ósseo com alongamento, cirurgia realizada apenas no HGV, e que 600 pessoas aguardam este profissional para serem submetidos ao procedimento. “É uma área que nem todos se qualificaram pra fazer e esta é a maior demanda deste tipo de cirurgia ortopédica”, esclarece.


Voltar

Consulte nos links abaixo, informações detalhadas das operadoras de Planos de Saúde: